Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CHAN: Moçambique derrotado na abertura pela África do Sul

Os mambas, a selecção nacional A de Moçambique em futebol, participou apaticamente na festa – com poucos espectadores nas bancadas do estádio Green Point, na cidade do Cabo – de abertura do Campeonato Africano de Futebol para jogadores que jogam internamente (CHAN), neste sábado (11), perdendo com os anfitriões, a África do Sul, por 3 a 1.

Moçambique que entrou para o relvado claramente para não perder até marcou o primeiro golo do torneio, através de um remate de Dário no minuto 11, a bola ainda tabelou num defesa sul-africano e traiu o guarda-redes.

Os sul-africanos, que desde o pontapé inicial assumiram a iniciativa do jogo, não tinham arte nem pontaria afinada para dar a volta ao placar até que na meia hora de jogo ganham um penalti, um pouco forçado, que Bernard Parker transformou em golo e empatou o jogo.

Depois do descanso os sul-africanos voltaram com mais garra a procura da vitória enquanto os moçambicanos não conseguiam trocar a bola e criar jogadas de perigo. Os mambas apenas tentaram acertar a baliza sul-africana 7 vezes e só em 3 rematam em direcção a baliza.

Então aconteceu o momento do jogo: Hlompho Kekana recebeu a bola no círculo central, avançou alguns passos, completamente à vontade, olhou para a baliza e viu Soarito mal posicionado puxou de uma “biqueirada” a meio do meio campo … e golo!

Um golaço – ao estilo de Eusébio que foi homenageado com um minuto de silêncio antes do apito inicial – apesar do frango do guarda-redes moçambicano!

Os moçambicanos que não se encontravam em campo não esboçaram nenhum reação e com alguma naturalidade os anfitriões aumentaram o placar por Parker, o seu segundo golo na partida.

O sonho de Moçambique passar a fase seguinte deste torneio, onde não participam as maiores estrelas do futebol africano, está mais longe. Os dois outros adversários no grupo são são as poderosas Nigéria e Mali.

Os malianos que venceram a Nigéria 2 a 1 nesta primeira jornada juntam-se aos sul-africanos na liderança com 3 pontos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!