Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Centro “Nova Villa” da Manhica gradua 35 técnicos agrários

O Centro “Nova Villa” localizado no distrito da Manhiça, província de Maputo, Sul de Moçambique, graduou, semana passada, 35 técnicos agro-pecuários e de gestão de maquinaria agrícola.

Um comunicado de imprensa da Cooperação Internacional Coreana (KOIKA), recebido pela AIM, destaca o treinamento dos formandos em técnicas avançadas de plantio de arroz e maquinaria agrícola da Coreia do Sul, como feito de grande importância para ajudar Moçambique a superar a falta de alimentos.

O Centro Nova Villa é gerido por uma organização não-governamental coreana chamada KFHI (Korea Food for the Hungry International), desde Fevereiro de 2012, e conta com apoio da KOICA e pela POSCO (Pohang Steel Corporation), uma empresa siderúrgica coreana “Com esta técnica de cultivo de arroz que iniciou em Novembro de 2012, os agricultores já usam a maquinaria agrícola para a plantação de arroz numa área de 4.5 hectares”, destaca o comunicado.

O centro iniciou a formação com um total de 50 formandos dos quais 15 graduaram em Agosto passado e os restantes 35, ora graduados, frequentaram o curso com duração de um ano.

“Se os graduados regressarem as suas províncias e se dedicarem ao sector da agricultura poderão contribuir para a redução da pobreza e para a formulação de políticas públicas neste sector”, disse Sang Bum Lee, director do centro. Três dos graduados foram seleccionados para trabalhar para a KFHI como instrutores de campo e um será empregado por uma empresa coreana.

A KFHI pretende seleccionar 30 novos estudantes para arrancar com um outro curso de formação a partir de 18 de Fevereiro e com um outro currículo para formação prática em técnicas agrícolas locais.

Na ocasião, Ornilia Machel, directora geral do Instituto Nacional da Juventude (INJ), prometeu conceder aos graduados um empréstimo no valor de 34 mil meticais sem juros, para que os finalistas avancem para o auto-emprego.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!