Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Central Norte da Hidroeléctrica de Cahora Bassa pronta até 2013

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), a empresa pública moçambicana responsável pela gestão da Barragem de Cahora Bassa, afirma que irá concluir o projecto de construção da Central Norte daquela infra-estrutura até 2013.

Com a conclusão desse projecto, a HCB pretende exportar energia eléctrica a ser gerada por aquela nova unidade para mercados da região ocidental do Continente Africano, segundo fonte daquela instituição citada pelo jornal “Notícias”.

“Para garantir a sustentabilidade das operações da nossa empresa, estão em curso projectos de investimento de grande dimensão, com realce para o projecto de construção da Central Norte, com uma capacidade estimada em 1245 megawatts, cuja entrada em funcionamento espera-se que seja daqui a dois anos”, disse Gildo Sibumbe, um dos administradores da HCB.

Este projecto da HCB é um dos que é realizado após a reversão daquele empreendimento económico a favor do Estado moçambicano há quatro anos.

Outros grandes projectos desta empresa incluem a reabilitação dos descarregadores da barragem e da Subestação Conversora de Songo.

Falando durante as celebrações dos quatro anos da reversão da HCB, Sibumbe disse que, durante esse período, aquela barragem atingiu o pico de produção no presente ano, quando pela primeira vez na sua história, pagou-se aos accionistas um montante correspondente ao exercício financeiro de 2010.

“Esta histórica entrega de dividendos só foi possível depois de um ano fiscal em que os resultados operacionais registaram um crescimento de 30 por cento, em consequência do aumento dos proveitos da empresa e da subida do controlo dos custos, situando-se os resultados líquidos nos 962.472 milhões de meticais (o dólar EUA equivale a cerca de 27 meticais)”, disse ele.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!