Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Catandica terá fábrica de cimento

A província de Manica, centro de Moçambique, vai contar, dentro em breve, com uma nova fábrica de cimento. O empreendimento vai ser implantado na vila municipal de Catandica, no distrito de Báruè, a norte da província.

O facto foi revelado, há dias, pelo presidente do Conselho Municipal daquela vila, Eusébio Lambo Gondiua, no decurso das celebrações do 48º aniversário da elevação da então vila Gouveia a esta categoria, recentemente assinalado.

Sem avançar pormenores sobre os custos, Gondiua disse que contactos estão a ser encetados junto das autoridades responsáveis e em coordenação com o governo distrital de Báruè, no sentido de garantir a realização do projecto.

O edil de Catandica sublinhou, no entanto, haver forte interesse por parte do investidor em implantar a referida unidade fabril, a qual se espera venha a constituir uma das maiores fontes de emprego e de captação de receitas para os cofres do Estado.

O local para a edificação da referida fábrica já foi identificado, segundo a fonte, que avançou que a vila que superintende, tem condições excelentes para garantir o estabelecimento deste tipo de indústria, uma vez o distrito ser potencial em calcário, minério que constitui principal matéria prima para o fabrico de cimento e que ocorre, igualmente, em muitos distritos da província de Manica.

Neste momento, a fábrica de cimentos do Dondo, pertencente à Companhia de Cimentos de Moçambique, é que assegura o abastecimento deste material de construção à província de Manica.

Segundo o “Notícias” da Quarta-feira (18), devido à falta de concorrência, os preços praticados, em Manica, para cimento são considerados proibitivos, dai que alguns construtores optem por recorrer ao cimento importado, paradoxalmente menos caro que o nacional, porém, cuja qualidade tem sido questionado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!