Um comerciante armado com um machado agrediu esta quinta-feira até à morte um casal no norte da Índia por não terem pago uma dívida de aproximadamente 20 meticais, disse a polícia.
O casal de meia-idade, do estado de Uttar Pradesh e que pertencia à casta mais baixa – “Dalit” ou “intocáveis” -, estava a ir para casa quando o comerciante lhes pediu para pagarem a dívida de 15 rupias (cerca de 20 meticais).
“O dono da loja pediu o dinheiro mas eles suplicaram que os deixasse pagar mais tarde. Ele ficou enfurecido e atacou-os com um machado”, disse à agência France-Presse, o oficial de investigação do distrito de Mainpuri, Arun Kumar.
O oficial disse que o casal comprou bens da loja na semana passada com a promessa de pagar ao lojista de 60 anos dentro de uma semana. O comerciante foi preso logo depois do incidente e a arma do crime foi recuperada.
Centenas de pessoas são mortas na Índia todos os anos por causa de provocações repentinas, muitas vezes triviais. Em 2014, quase 15 por cento dos assassinatos em Nova Deli não tiveram qualquer motivo, segundo a polícia, e foram quase todos cometidos por pessoas que não são criminosas, apenas tiveram um acesso de raiva.
Mais de 33.000 pessoas foram mortas na Índia em 2014, segundo os números mais recentes publicados pelo gabinete nacional de registos criminais.