Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Carvão: Índia apoia construção de dois institutos de formação

A Índia vai desembolsar 40 milhões de dólares para a construção do Instituto de Planificação e Organização e do Instituto Regional da Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC), ambos votados para o sector de carvão mineral.

 

 

A construção destes dois institutos em território nacional, segundo fonte do Ministério dos Recursos Minerais, surge em resposta à preocupação do governo de moçambicano de formar um número cada vez maior de quadros nacionais para responder as exigências impostas pelo desenvolvimento do sector.

Para a formalizar esta iniciativa, segundo a estacão radiofónica pública “RM”, citando a agência noticiosa “Macuhub”, o ministro indiano do Carvão, Sriprakash Jaiswal, realiza de 9 a 11 do Janeiro corrente uma visita a Moçambique durante a qual será assinado um memorando formalizando este financiamento.

O acordo será assinado pelo ministro indiano dos Carvão, Sriprakash Jaiswal e pela sua homóloga moçambicana dos Recursos Minerais, Esperança Bias.

Refira-se que as empresas estatais indianas pretendem adquirir minas de carvão nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, entre os quais a África do Sul, Malawi, Suazilândia, Botswana e Moçambique, sendo que neste último a Índia possui já duas minas.

A província de Tete, na zona Centronordeste de Moçambique, e’ “cobiçada” por muitas empresas que ambicionam pesquisar e explorar carvão naquela região.

A Índia é um dos maiores consumidores de carvão do mundo o que justifica o investimento de 40 milhões de dólares na criação dos dois institutos de formação para o sector do carvão, sublinhou a fonte.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!