Dezasseis cidadãos morreram e outros 20 ficaram feridos, dos quais 12 com gravidade, em resultado de 24 acidentes de viação ocorridos semana passada, em diferentes estradas de Moçambique.
Dos 24 sinistros rodoviários, metade foram do tipo atropelamento carro peão, seis despistes e capotamento, entre outros, resultantes do excesso de velocidade corte de prioridade, condução sob o efeito de álcool, ultrapassagem irregular e má travessia de peões.
Segundo Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), 11 condutores foram detidos por tentativa de suborno aos agentes da Polícia de Trânsito (PT) com valores que variam de 100 a 3.000 meticais.
Os casos registaram-se nas províncias de Maputo, com seis ocorrências, dois em Manica e igual número em Nampula e um no Niassa.
No que tange à fiscalização, a PT fiscalizou 36.885 viaturas e aplicou 4.380 multas, 325 cartas de condução apreendidas e 16 pessoas presas por supostamente se fazerem ao volante sem habilitações para o efeito.