Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Carros-bomba matam 40 e deixam 70 feridos em cidade no leste da Líbia

Três carros-bomba explodiram na cidade líbia de Qubbah nesta sexta-feira, no leste do país, matando mais de 40 pessoas e deixando 70 feridos, disseram autoridades de segurança e médicos.

Não houve reivindicação de responsabilidade imediata, mas o presidente de um dos Parlamentos do país, Aguila Saleh, disse que as bombas aparentam ser uma retaliação por ataques aéreos egípcios na cidade de Derna, perto de Qubbah, contra militantes islâmicos.

As três bombas explodiram em um posto de gasolina, na sede da segurança local e na câmara de vereadores de Qubbah, cidade natal de Saleh. “Nós estamos anunciando sete dias de luto pelas vítimas de Qubbah”, disse Saleh para a rede de televisão Al Arabiya. “Eu acho que essa operação foi uma vingança pelo que aconteceu em Derna”.

Um oficial da segurança disse que os carros-bomba eram provavelmente ataques suicidas, mas não estavam disponíveis detalhes de imediato. A Líbia está em caos, com dois governos e Parlamentos competindo por legitimidade e território, quatro anos após Muammar Gaddafi ser derrubado do poder.

O primeiro-ministro reconhecido internacionalmente, Abdullah al-Thinni, está sediado em Bayda, a cerca de 40 quilómetros de Qubbah. Saleh trabalha em Tobruk, cidade no leste, sede da Câmara dos Deputados.

A capital, Trípoli, está sob controle de governo e Parlamento rivais, organizados por uma facção chamada Amanhecer Líbio, que tomou a cidade e forçou Thinni a ir para o leste.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!