Depois do Carnaval tido como sendo dos adultos, realizado no mês passado, eis que as crianças do município de Quelimane, também organizam o seu Carnaval.
Com os mesmos moldes, o Carnaval infantil começa, esta Sexta-feira, e os organizadores esperam ver crianças a fazerem valer o que sabem nesta área de samba e mascarado.
No total vão estar 6 escolas e 14 bairros que, do dia 2 até 18 do corrente mês, vão sambar.
Município disponibiliza fundos
Para fazer face a esta festa da pequenada, o Conselho Municipal de Quelimane (CMQ), disponibilizou já 30 mil meticais, valor este que servirá no aluguer da aparelhagem sonora e compra de indumentária para os grupos.
Almeida Colaço, Vereador para a Área de Cultura, Juventude e Desporto no Conselho Municipal de Quelimane, disse à Rádio Paz que, neste momento, está tudo assegurado para que este evento seja um sucesso como foi o Carnaval considerado como sendo de adultos.
De acordo com Colaço (Guinda), a edilidade não terá mãos a medir, porque também acredita que as crianças devem começar a familiarizar-se com esta festa, porque são elas o futuro do país.
Enquanto isso, a Renamo critica indumentária
Semana passada, aquando da realização da XIV Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Quelimane, que visava analisar e aprovar o plano e orçamento do Conselho Municipal de Quelimane, a bancada da Renamo naquele órgão legislativo criticou o facto de as crianças terem participado na festa do Carnaval de adultos.
De acordo com Meireles, membro da Renamo, a maneira como as crianças se vestem mostra claramente que a edilidade não olhou a componente das idades, por isso, muitas crianças vestiram-se de uma forma indecente e foram ao Carnaval.
Isto, na óptica daquele membro, resulta do facto de levarmos tudo péssimo daquilo que é feito pelos brasileiros, contrastando com a nossa cultura.
Refira-se que o Carnaval em Quelimane já é uma tradição, dai que quando se anuncia, ninguém quer perder, por isso, as crianças de todas as idades não perdem a oportunidade.