Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Carlos Mesquita: Só com informação meteorológica eficiente se podem minorar impactos dos fenómenos extremos do tempo e clima

Carlos Mesquita: Só com informação meteorológica eficiente se podem minorar impactos dos fenómenos extremos do tempo e clima

Foto de Fim de SemanaA informação meteorológica deve ser providenciada em tempo útil e de uma forma clara e adequada aos usuários, afirmou quarta-feira, 13 de Setembro, em Maputo, o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, na abertura do 4º Fórum Nacional de Antevisão Climática (FNAC), evento promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

Na sua intervenção, o governante referiu que a previsão climática sazonal reveste-se de capital importância, na medida em que o País continua a registar um aumento na frequência e magnitude de eventos extremos de tempo e clima.

“Refiro-me às cheias, secas, ciclones e tempestades que levam à perda de vidas e aos impactos significativamente negativos em vários sectores-chave para o desenvolvimento do País”, frisou.

Por esta razão, Carlos Mesquita assegurou que o Governo moçambicano considera a meteorologia uma área de vital importância, sobretudo “por esta prover informações indispensáveis para os diversos sectores da economia do País tomarem as medidas necessárias, com vista a minorar os impactos dos fenómenos extremos do tempo e clima”.

“Nesta base, temos estado a trabalhar, afincadamente, na criação de condições para dotar o sector de meteorologia de recursos necessários para o cumprimento integral da sua nobre missão”, garantiu.

Sobre o FNAC, que neste ano reuniu na sua 4ª sessão, o ministro dos Transportes e Comunicações disse tratar-se de uma plataforma fundamental, através da qual são providenciadas informações sobre previsões climáticas e, sobretudo, a projecção da magnitude de eventuais fenómenos naturais extremos. “Este fórum tem vindo a dar mostras de evolução de ano para ano, no que tange à credibilidade dos prognósticos climáticos disponibilizados, instrumento que serve de base para a preparação e programação prévia eficaz, bem como a elaboração dos planos de contingência que facilitam uma melhor tomada de decisão”, destacou.

Ainda no FNAC, o INAM deu a conhecer a previsão climática sazonal para o período de Outubro de 2017 a Março de 2018, que antevê a ocorrência de chuvas normais em todas as regiões do País. No mesmo dia, o titular da pasta dos Transportes e Comunicações procedeu ao encerramento do Fórum das TICs-2017 da Organização das Telecomunicações da Commonwealth (CTO), que decorreu, em Maputo, entre os dias 11 e 13 do corrente mês, sob o lema “Nações Digitais, Riqueza Digital”.

Carlos Mesquita disse, na ocasião, ter ficado evidente que a caminhada para o futuro digital é de responsabilidade tanto individual como colectiva, sendo crucial a redução do fosso digital entre os países, bem como contribuir para o aumento do acesso às TICs.

“Juntamente com esta realidade, é também de extrema importância criar um quadro regulatório específico que contribua para o controlo das mudanças criadas”, indicou o governante, acrescentando que “terminamos o fórum certos mais uma vez que a banda larga vai contribuir sobremaneira para o desenvolvimento económico e emponderamento dos cidadãos, o que, naturalmente, implica o desenho de estratégias que permitam o seu uso adequado”.

O Fórum, que reuniu fazedores de políticas, reguladores e líderes da indústria de toda a Commonwealth, examinou os problemas mais actuais nos sectores das TICs, através de debates focados em políticas, regulamentos, tecnologias, operações, investimentos e cooperação multilateral.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!