Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Cardeal Dom Alexandre Maria dos Santos homenageado com Luto Nacional e funeral Oficial (1924-2021)

Cardenal-Alexandre-dos-Santos

O Cardeal Dom Alexandre Maria dos Santos, primeiro arcebispo e cardeal nativo de Moçambique, falecido na passada quarta-feira(29), vítima de doença, será homenageado com funeral Oficial antecedido de Luto Nacional de 3 dias.

O Governo de Filipe Nyusi decretou, após Conselho de Ministros extraordinário, que o Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos será homenageado pelo Estado moçambicano com Luto Nacional de 3 dias, a partir das zero horas de terça-feira(05), e Funeral Oficial na quinta-feira(07), às 9 horas na Catedral de Maputo.

Nascido a 18 de Março de 1924 no Distrito de Zavala, na Província de Inhambane, o primeiro arcebispo e cardeal nativo de Moçambique faleceu por doença no dia 29 de Setembro de 2021, Festa do Santos Anjos Arcanjos, aos 103 anos de idade.

Alexandre José Maria dos Santos foi ordenado padre a 25 de Junho 1953. Após trabalhar nas missões franciscanas da Província de Inhambane, entre 1954 e 1972, foi nomeado arcebispo da então Cidade de Lourenço Marques a 23 de Dezembro de 1974.

No ano da independência de Moçambique foi indigitado arcebispo da Arquidiocese de Maputo função que desempenhou até 2003 quando resignou tornando-se arcebispo-emérito.

Em 1988, foi elevado a cardeal-presbítero de “San Frumenzio ai Prati Fiscali” pelo Papa João Paulo II.

Para além do trabalho eclesiástico, sob o lema episcopal “Servir e Não ser servido”, o Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos participou activamente no desenvolvimento social e democrático de Moçambique tendo sido fundamental para o término da guerra civil que dilacerou Moçambique.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!