Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Carbúnculo hemático dizima gado em Nampula

Dezenas de cabeças de gado bovino e ovino morreram e outras, em quantidades não especificadas, são tidas como estando infectadas pelo síndroma de carbúnculo hemático, em Nampula. Trata-se de uma doença contagiosa e considerada perigosa para a saúde dos animais e com maior facilidade de propagação no seio dos criadores de gado.

Provocada por uma bactéria, tecnicamente conhecida por “estafilococos aures”, o carbúnculo hemático ocorre com maior frequência em animais, mas pode afectar o ser humano, caso este se exponha aos animais, sem as devidas precauções.

O índice daquela pandemia ocorre numa altura em que o sector da Agricultura em Nampula multiplica esforços no sentido de reduzir o número da população animal padecendo daquela enfermidade. Um estudo efectuado entre os meses de Junho e Julho do ano em curso nos distritos de Angoche, Moma, Mogovolas, Murrupula, Muecate, Ribaué e Mossuril constatou haver fortes evidências de propagação de carbúnculo hemático, naquela província do norte do país.

A chefe dos Serviços de Pecuária, Elisa Leonel, apela aos criadores no sentido de colaborarem com o governo, através da prestação dos cuidados básicos para com os seus animais.

Para mudar a situação, os Serviços Provinciais de Pecuária desenvolveram, recentemente, uma intensa campanha de vacinação de animais contra a doença. A campanha abrangeu 62.680 cabeças de gado bovino, contra 58.653 do planificado, correspondente a um cumprimento da meta na ordem dos 107 porcento.

Estes dados representam um crescimento na ordem de 67 porcento, comparativamente a igual período do ano passado, em que foram vacinados 33.245 animais em toda a província. O objectivo da campanha é tornar a província de Nampula “livre” daquela enfermidade nos próximos tempos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!