Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Caras novas no novo elenco de Guebuza

O novo Governo de Moçambique, saído das eleições de Outubro último, tomou posse esta segunda feira perante o Chefe de Estado, Armando Guebuza, em cerimónia que teve lugar no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo. O primeiro a tomar posse foi o Primeiro-Ministro Aires Aly, antigo Ministro da Educação e Cultura.

Para além do Primeiro- Ministro Aires Aly, que substitui no cargo Luísa Diogo, igualmente tomaram posse 28 Ministros e 23 Vice- Ministros, que integram o novo Executivo.

O novo elenco apresenta algumas novidades em relação ao Governo cessante, destacando-se as entradas de Adelaide Amurane, que assume a pasta de Ministra na Presidência para os Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais; Armando Artur, Ministro da Cultura, Iolanda Cintura, Ministra da Mulher e Acção Social, Zeferino Martins, Ministro da Educação, Mateus Kida, Ministro dos Combatentes, e Pedrito Caetano, Ministro da Juventude e Desportos.

Amurane e Martins chegaram a assumir os cargos de vice-Ministro no Governo do antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, respectivamente do Trabalho e das Pescas. Outra novidade é o facto de alguns antigos vice-Ministros do primeiro mandato de Guebuza terem sido nomeados Ministros, como são os casos de Cremelita Namashulua, que passa a dirigir o Ministério da Administração Estatal, e Victor Borges, Ministro das Pescas.

Igualmente regista-se a continuidade de alguns Ministros, como, por exemplo, José Pacheco (Ministro do Interior); Manuel Chang (das Finanças); Aiuba Cuereneia (da Planificação e Desenvolvimento); Oldemiro Balói (dos Negócios Estrangeiros e Cooperação); Filipe Nyussi (da Defesa Nacional); Alcinda Abreu (da Coordenação da Acção Ambiental); Esperança Bias (dos Recursos Minerais); Helena Taipo (do Trabalho); Soares Nhaca (da Agricultura), António Fernando (da Indústria e Comércio); Fernando Sumbana (do Turismo); Paulo Zucula (dos Transportes e Comunicações) e Benvinda Levy (da Justiça).

Também renovaram o seu mandato os Ministros da Saúde, Ivo Garrido; da Energia, Salvador Namburete; da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue; da Função Pública, Vitoria Diogo. Feliciano Gundana (Ministro na Presidência para Assuntos Sociais); Cadmiel Muthemba (das Obras Públicas e Habitação) e António Sumbana (Ministro na Presidência para Assuntos da Casa Civil) completam a lista de Ministros que hoje tomaram posse.

Durante a cerimónia, tomaram também posse os 23 vice-Ministros, tais como José Mandra (Interior); das Finanças, Pedro Couto; Maria José Lucas (Planificação e Desenvolvimento); Henrique Banze e Eduardo Koloma (Negócios Estrangeiros e Cooperação); Agostinho Mondlane (Defesa Nacional); Ana Paulo Samo Gudo Chichava (Coordenação para Acção Ambiental); Carvalho Muária (Obras Públicas e Habitação); Abdul Razak (Recursos Minerais). José Tsambe (Administração Estatal); Rosário Mualeia (Turismo); Kenneth Marizane (Indústria e Comércio); Jaime Himide (Energia); António Limbau (Agricultura); Adurremane Lino de Almeida (Função Pública); Alberto Nkutumula (Justiça); Arlindo Chilundu, Augusto Luís e Leda Hugo (Educação); Gabriel Muthisse (Pescas); Virgílio Mateus (Mulher e Acção Social); Marcelino Liphola (Combatentes) e Carlos de Sousa, da Juventude e Desportos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts