Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Candidato a Nobel da Paz confessa ter abusado sexualmente de um menor

O sacerdote católico e sociólogo marxista belga François Houtart, figura-chave do movimento “altermundialista”, confessou ter abusado de um menor há 40 anos e pediu a suspensão da campanha pela sua candidatura a Nobel da Paz 2011.

Houtart, de 85 anos, reconheceu os abusos ao diário Le Soir, depois de uma denúncia anónima à comissão que trata dos casos de abuso sexual de menores pela Igreja belga.

A denúncia não referia nomes mas sustentava que um sacerdote da região de Liège teria violado um rapaz em duas ocasiões, nos anos 1970.

Segundo a edição do Le Soir desta quarta-feira, a denunciante é prima de Houtart e irmã da vítima, que à altura dos factos tinha oito anos de idade.

Em declarações ao jornal, Houtart admitiu ter “tocado as partes íntimas” do menor em duas ocasiões e qualificou esse comportamento como “irreflectido e irresponsável”.

O sacerdote afirmou também que na altura propôs aos pais da vítima renunciar ao sacerdócio e assumir as consequências dos seus actos, mas que eles lhe pediram que consultasse antes um professor do seminário de Liège, o qual o terá aconselhado a permanecer na Igreja e se concentrasse nos estudos da sociologia das religiões.

Nas declarações ao jornal, Houtart pediu a suspensão da campanha de promoção da sua candidatura a Nobel da Paz 2011 e disse ter-se demitido das suas funções na organização não-governamental “Centro Tricontinental”, da qual foi fundador.

Impulsionador da Teologia da Libertação e conhecido em alguns círculos como o “papa do altermundialismo”, Houtart foi professor de sociologia na Universidade Católica de Lovaina entre 1958 e 1990 e um dos impulsionadores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!