Em partida da primeira “mão” da última eliminatória de acesso ao Campeonato Africano de Futebol para Jogadores Internos (CHAN), as selecções de Moçambique e de Angola empataram sem golos neste domingo, n estádio da Machava em Maputo. A partida da segunda mão cujo vencedor qualificar-se-á para a fase final desta competição realiza-se a 31 de agostoem Benguela.
Um empate em casa, apesar de ser a zero, nunca é bom resultado para quem deseja chegar ao CHAN. Mas os Mambas de nada se podem queixar até porque, ao longo de todo o jogo, subjugaram o seu adversário não conseguindo, porém, ultrapassar o grande guarda-redes angolano, Landu.
Na primeira parte a selecção nacional exibiu um excelente nível de futebol, rápida na circulação e transição de bola; eficiente na recuperação; e bastante objectiva no jogo ofensivo. Contudo, foi a selecção angolana que chegou a introduzir o esférico na baliza moçambicana, volvidos 12 minutos, lance anulado pelo árbitro por posição irregular.
No reatamento, o combinado nacional voltou a adoptar a mesma atitude, ainda que com menor velocidade. Soube implantar-se no meio campo contrário e, a todo custo, buscou o tento.
Nesta etapa, João Chissano chamou algumas unidades como Manuelito II, Reginaldo e Belito, na expectativa de recuperar a rapidez ofensiva. Debalde. A tarde daquele domingo (25) diga-se, não estava para golos no Estádio da Machava.
Com o resultado nulo até ao minuto 90, as duas equipas deixam a decisão desta eliminatória para o confronto que terá lugar a 31 de agosto corrente, no estádio de Ombaka, na cidade centro-costeira angolana de Benguela.
Até agora estão já apuradas 14 das 16 seleções que devem disputar o CHAN 2014, designadamente o Burkina Faso, o Burundi, o Congo, a Etiópia, o Gabão, o Gana, a Líbia, o Mali, Marrocos, a Mauritânia, a Nigéria, o Uganda, o Zimbabwe e o país organizador, África do Sul.