O Senegal venceu o Gana por 2 a 1 esta segunda-feira em jogo pontuável para a primeira jornada do grupo C da 30ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol em curso na Guiné Equatorial.
Os futebolistas ganenses dominaram durante muito tempo depois de inscreverem um golo na sequência da cobrança duma penalidade aos 13 minutos por Andre Ayew, após uma falta sobre um atacante dos “Estrelas Negras” pelo guarda-redes senegalês, Bouna Coundoul.
Os Senegaleses, sem desdobrar um jogo genial e contando apenas com bolas paradas para inquietar a retaguarda ganense, tiveram a oportunidade para empatar, mas a cabeçada de Djilobodji foi tirada para fora de forma espetacular pelo guarda-redes ganense, Razak Braimah.
Após o regresso dos vestiários, a mudança trazida pelo técnico da equipa senegalesa, Alain Giresse, ao introduzir Lamine Gassama no lugar de Djilobodji, Lamine Sané no centro da defesa, permitiu aos Senegaleses, dominadores fisicamente, impor-se face aos Ganenses, incapazes de sair do seu meio campo. Logicamente, os “Leões da Teranga” empataram aos 58 minutos por intermédio Mame Birame Diouf.
Foi preciso esperar pelo período adicional (90 + 3) para ver Moussa Sow, entrado alguns minutos mais cedo, concluir o domínio total dos Senegaleses, que vencem pela primeira vez o Gana no CAN.