Yaya Touré e Wilfried Bony brilharam e a Costa do Marfim garantiu a sua presença na final do 30º Campeonato Africano de Nações(CAN) em futebol ao derrotar por 3 a 1 a República Democrática do Congo, nesta quarta-feira em Bata.
Os «elefantes» adiantaram-se no marcador aos 21 minutos, com um remate potente de Yaya Touré, do limite da área.
Mas a alegria marfinense durou pouco, já que Dieumerci Mbokani empatou de penálti dois minutos depois, após Eric Bertand Bailly desviar um remate congolês com a mão na área.
Gervinho colocou a Costa do Marfim novamente em vantagem, ainda antes do intervalo (4-1), num lance que começa numa recuperação de bola a meio-campo.
O defesa Wilfried Kanon selou a classificação marfinense aos 23 na sequência de um pontapé de canto marcado por Touré, Aurier cabeceou na primeira trave, Kidiaba defendeu, mas Kanon apareceu na sobra para mandar a bola de joelho para as redes, marcando pela primeira vez com a seleção do seu país.
A Costa do Marfim, que só conquistou o título uma vez, em 1992 e foi vice em 2006 e 2012, decidirá o título no próximo domingo, com o vencedor do duelo entre o favorito Gana e a anfitriã Guiné Equatorial, que se enfrentam na quinta-feira em Malabo.