A piscina olímpica do Zimpeto foi o palco, entre os dias 12 e 15 de Janeiro, do primeiro Campeonato Nacional de Natação da época 2012. Cento e trinta e um nadadores competiram numa prova que foi conquistada pelo Clube de Natação Golfinhos de Maputo, em femininos e masculinos.
O momento mais emocionante do Campeonato aconteceu quando as provas acabaram: um campeão olímpico e mundial veio ao Zimpeto provar, e aprovar, as infra estruturas tendo deixado muitos ensinamentos e truques para os jovens nadadores moçambicanos.
Na primeira prova nacional, nesta piscina construída no ano de 2011 para a realização dos X Jogos Africanos, sem grandes surpresas os habituais reis das piscinas nacionais levaram a maioria das medalhas, e os troféus, do Campeonato apesar de alguma competitividade e disputa dada principalmente pelos nadadores do Ferroviário da Beira.
Confira as classificações por equipas:
FEMININOS
1º – CN Golfinhos de Maputo 481 pontos
2º – Clube Ferroviário de Maputo 236 pontos
3º – Clube Ferroviário da Beira 187 pontos
4º – Grupo Desportivo de Maputo 95 pontos
5º – CD Tubarões de Maputo 12 pontos
MASCULINOS
1º – CN Golfinhos de Maputo 567 pontos
2º – Clube Ferroviário da Beira 518 pontos
3º – Grupo Desportivo de Maputo 368 pontos
4º – CD Tubarões de Maputo 270 pontos
5º – Clube Ferroviário de Maputo 30 pontos
6º – Clube Náutico da Beira 15 pontos
CLASSIFICAÇÃO FINAL COMBINADA
1º – CN Golfinhos de Maputo 1.048 pontos
2º – Clube Ferroviário da Beira 705 pontos
3º – Grupo Desportivo de Maputo 463 pontos
4º – CD Tubarões de Maputo 282 pontos
5º – Clube Ferroviário de Maputo 266 pontos
6º – Clube Náutico da Beira 15 pontos
Os vencedores nos vários escalões
Na competição individual, na categoria de femininos, Mildret Alfredo, do Clube Ferroviário da Beira foi a campeã do escalão 9 a 10 anos. Layla Taquidir, dos Golfinhos de Maputo, foi a campeão no escalão 11 a 12 anos, enquanto Jannat Bique, do grupo Desportivo de Maputo, venceu no escalão 13 a 14 anos. Jéssica Cossa, dos Golfinhos de Maputo foi a campeã no escalão 15 a 17 anos e, a sua companheira de clube, Géssica Stagno, a campeã no escalão maiores de 18 anos.
Em masculinos Deminilson Dário, do Clube Ferroviário da Beira, foi o campeão no escalãodos menores de 8 anos enquanto o seu companheiro de equipa, Alan Tamel, venceu no escalão dos 9 a 10 anos. Jakil Tavares, dos Golfinhos de Maputo, venceu no escalão 11 a 12 anos. O campeão do escalão 13 a 14 anos foi o nadador do Clube Tubarões de Maputo, Shakil Fakil. O campeão no escalão 15 a 17 anos foi Fábio Centeio, do grupo Desportivo de Maputo. No escalão de maiores de 18 anos Valdo Lourenço, dos Golfinhos de Maputo bateu a concorrência e sagrou-se campeão.
Piscina provada por campeão olímpico
Aaron Peirsol, nadador norte-americano, cinco vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos e com 16 títulos mundiais (conquistados em piscina curta e olímpica), foi o convidado de honra da Federação Moçambicana de Natação. Aaron começou por fazer um pequena palestra para inspirar os jovens nadadores moçambicanos com a sua carreira vitoriosa destacando que este desporto é muito mais do que ganhar medalhas, mesmo as olímpicas de ouro.
Confidenciou aos jovens algusn dos momentos mais marcantes da sua vida de atleta, hoje Aaron abandonou a competição de alto nível. Mas porque o sonho das medalhas olímpicas, e títulos mundiais, é o que passa pela cabeça dos jovens nadadores, e alguns treinadores, moçambicanos, Aaaron partilhou algumas técnicas que fazem campeões.
VEJA NA TV d´VERDADE as aulas que Aaron deu no Zimpeto
{youtube}FZGQlvDY2XU{/youtube}
{youtube}dvW1DMrYLtE{/youtube}
Fazer uso da piscina só com autorização do Governo
No balanço da primeira prova oficial da época, que diga-se correu muito bem em todos os aspectos, o Presidente da Federação de Natação, Gilberto Mendes, referiu que apesar da gestão da Piscina Olímpica do Zimpeto continuar a ser realizada pelo Governo e com muitos entraves para o uso e maximização das infra estruturas a Federação tem agendada para os próximos meses os treinos da selecção nacional que vai disputar em Abril os Campeonatos Africanos da zona III e zona IV neste mesmo local.
Gilberto Mendes contudo lamentou-se da fraca abertura do Governo, através do Ministério da Juventude e Desportos, em permitir o uso diário desta piscina para a massificação da modalidade abrindo as portas para a formação de jovens nadadores que vivam na zona do Zimpeto, e bairros circunvizinhos. Mesmo para os atletas de Maputo o uso diário da piscina do Zimpeto está vedado.