Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique prevê produzir 70 mil toneladas de algodão

O Instituto do Algodão de Moçambique mantém a projecção de produção de 70 mil toneladas de algodão caroço na campanha agrícola 2010/2011.

Segundo dados publicados no newsletter da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), as 70 mil toneladas serão produzidas numa área de 127.600 hectares. A última campanha agrícola foi caracterizada por baixa produção de algodão caroço em relação a anterior, ao alcançar 42 mil toneladas, que foram exportadas para a Ásia (99 por cento) e Europa (um por cento).

A produção alcançada na campanha 2009/2010 corresponde a um decréscimo de 36,5 por cento em relação a campanha 2008/09, 65 mil toneladas. Segundo o balanço do Plano Económico e Social (PES) 2010, a redução da produção é resultante da não aderência das famílias previstas para a prática desta cultura.

Apenas 188.847 famílias estiveram envolvidas nesta actividade, o equivalente a 71 por cento do planeado. Por outro lado, os baixos preços de compra ao produtor estiveram na origem da fraca produção.

Os baixos preços, segundo a CTA, influenciaram o número de produtores que praticam a cultura e o cumprimento das operações culturais e tratamentos fitossanitários especialmente no período crítico da cultura, nomeadamente: floração, capsulação e maturação de cápsulas, fases em que ocorrem maiores perdas de produção.

“Ainda, houve uma tendência de desvio dos produtos químicos entregues pelas empresas algodoeiras aos camponeses para outras culturas, com destaque para o gergelim que é fomentado sem suporte de insumos, deixando o algodão propenso ao ataque de pragas, facto agravado pelo inicio tardio das chuvas”, lê-se no balanço do PES 2010.

No concernente à campanha 2010/11, a expectativa é de recuperação paulatina dos níveis de produção do algodão, de 42 mil para 70 mil toneladas.

Os responsáveis do Instituto Nacional do Algodão dizem que os produtores e as empresas estão empenhados no cumprimento das metas devido ao facto de neste momento se estar a registar, no mercado internacional, preço histórico.

A tonelada de fibra de algodão passou da média de mil dólares norteamericanos (USD) para cerca de 4.500 USD a tonelada. Assim, quanto maior for a produção, maior a possibilidade de os produtores obterem bons lucros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts