A Câmara dos Deputados do Paraguai, controlada pela oposição, aprovou, esta Quinta-feira, o início dum processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo, depois da morte de 17 policiais e camponeses durante um conflito agrário, semana passada.
Lugo, um ex-bispo da religião católica, eleito há quatro anos pelas promessas de defender as necessidades dos pobres, tem tido dificuldades de levar a sua agenda de reformas por conta da influência da oposição no Congresso.
Numa votação, na manhã desta Quint-feira, a Câmara aprovou o julgamento de impeachment por 73 votos a favor e 1 contra. Agora, passará ao Senado, que também é controlado pelos adversários de Lugo.
Caso seja aprovado, o julgamento de impeachment será realizado no Senado. Sexta-feira passada, oito policiais e nove camponeses foram mortos num confronto por disputa de terras, marcando um dos piores incidentes deste tipo no país em duas décadas.