Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Caixas-pretas revelam falhas em turbinas de avião de Taiwan

As turbinas do avião da TransAsia que caiu em um rio de Taipé matando 35 pessoas não conseguiram gerar força suficiente para as hélices após a decolagem, disseram autoridades nesta quinta-feira, revelando tentativas do piloto de desligar e reiniciar uma turbina.

O voo GE235 levava 58 passageiros e tripulantes quando o avião adernou entre prédios, bateu com uma das asas em um viaduto e então caiu de cabeça para baixo em um rio de águas rasas, na quarta-feira. Quinze pessoas sobreviveram.

Os dados das caixas-pretas de dados e voz do avião bimotor mostraram que problemas com a turbina direita foram seguidos por problemas na esquerda, e que o avião emitiu cinco alertas antes de cair no centro de Taipé, disseram a jornalistas funcionários do Conselho de Segurança na Aviação.

O motor da direita primeiro entrou em um estado chamado de “auto-feather”, no qual reduz a sua potência para a hélice, de acordo com o diretor-gerente do conselho, Thomas Wang. A tripulação então reduziu a aceleração no motor esquerdo e tentou reiniciá-lo, mas não conseguiu a força necessária.

Wang não indicou um motivo para a falha. “O primeiro motor teve um problema 37 segundo após a decolagem, a 1.200 pés”, disse Wang.

O funcionário disse que o piloto anunciou “falha na combustão”, o que pode ocorrer quando o suprimento de combustível para um motor é interrompido ou quando há falha na combustão, mas não aconteceu isso. “A tripulação pisou no acelerador do motor 2 (do lado direito)… O motor ainda estava funcionando, mas nenhum deles produziu potência”, acrescentou.

Ele disse que a aeronave poderia voar com apenas um motor. O avião estava equipado com dois motores da Pratt & Whitney. A Pratt & Whitney faz parte da United Technologies.

O piloto Liao Chien-tsung, de 42 anos, saudado como um herói por suas ações nos momentos finais, ainda estava segurando os controles na cabine quando seu corpo foi encontrado, informou a imprensa nesta sexta-feira.

Liao tem sido elogiado pelo prefeito de Taipé por ter conduzido a aeronave por entre prédios de apartamentos e comerciais antes de conduzi-lo para o rio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!