As turbinas do avião da TransAsia que caiu em um rio de Taipé matando 35 pessoas não conseguiram gerar força suficiente para as hélices após a decolagem, disseram autoridades nesta quinta-feira, revelando tentativas do piloto de desligar e reiniciar uma turbina.
O voo GE235 levava 58 passageiros e tripulantes quando o avião adernou entre prédios, bateu com uma das asas em um viaduto e então caiu de cabeça para baixo em um rio de águas rasas, na quarta-feira. Quinze pessoas sobreviveram.
Os dados das caixas-pretas de dados e voz do avião bimotor mostraram que problemas com a turbina direita foram seguidos por problemas na esquerda, e que o avião emitiu cinco alertas antes de cair no centro de Taipé, disseram a jornalistas funcionários do Conselho de Segurança na Aviação.
O motor da direita primeiro entrou em um estado chamado de “auto-feather”, no qual reduz a sua potência para a hélice, de acordo com o diretor-gerente do conselho, Thomas Wang. A tripulação então reduziu a aceleração no motor esquerdo e tentou reiniciá-lo, mas não conseguiu a força necessária.
Wang não indicou um motivo para a falha. “O primeiro motor teve um problema 37 segundo após a decolagem, a 1.200 pés”, disse Wang.
O funcionário disse que o piloto anunciou “falha na combustão”, o que pode ocorrer quando o suprimento de combustível para um motor é interrompido ou quando há falha na combustão, mas não aconteceu isso. “A tripulação pisou no acelerador do motor 2 (do lado direito)… O motor ainda estava funcionando, mas nenhum deles produziu potência”, acrescentou.
Ele disse que a aeronave poderia voar com apenas um motor. O avião estava equipado com dois motores da Pratt & Whitney. A Pratt & Whitney faz parte da United Technologies.
O piloto Liao Chien-tsung, de 42 anos, saudado como um herói por suas ações nos momentos finais, ainda estava segurando os controles na cabine quando seu corpo foi encontrado, informou a imprensa nesta sexta-feira.
Liao tem sido elogiado pelo prefeito de Taipé por ter conduzido a aeronave por entre prédios de apartamentos e comerciais antes de conduzi-lo para o rio.