A Confederação Africana de Futebol (CAF) divulgou as listas dos 10 jogadores seleccionados para os trófeus de Futebolista Africano do Ano e dos cinco Melhores Futebolistas Locais em África, cujas distinções serão entregues a 20 de Dezembro em Accra, no Gana.
A lista dos seleccionados para o título prestigioso de Melhor Jogador Africano do ano de 2012 compreende o último vencedor, Yaya Touré da Costa Do Marfim, o seu compatriota, Didier Drogba, e o Nigeriano John Obi Mikel.
A CAF declarou, num comunicado, que ela vai designar os três primeiros seleccionados para o troféu de Melhor Jogador Africano do Ano na última semana de Novembro.
O Tunisino Oussam Darragi foi designado Melhor Jogador Africano que evolui no continente, ano passado.
As distinções serão atribuídas em 11 outras categorias, das quais Equipa Nacional do Ano, Futebolista Feminina do Ano, Equipa Nacional Feminina do Ano, Clube do Ano, Talento mais Promissor do Ano e Treinador do Ano.
Outras distinções vão recompensar o Árbitro do Ano, o Prémio de Lenda, o Prémio Fair-Play, o Prémio Platina e a Equipa Africana Tipo do Ano.
Eis a lista dos jogadores seleccionados para o título de Futebolista Africano do Ano:
– Alexander Song (Camarões e Barcelona, Espanha); Andre Ayew (Gana e Marselha, França); Christopher Katongo (Zâmbia e Henan Construction, China); Demba Ba (Senegal e Newcastle United, Inglaterra); Didier Drogba (Costa do Marfim e Shanghai Shenhua, China);
Gervais Lombe Yao Kouassi “Gervinho” (Cpista do Marfim e Arsenal, Inglaterra); John Obi Mikel (Nigéria e Chelsea, Inglaterra); Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão e Saint Etienne, França); Yaya Toure (Costa do Marfim e Manchester City, Inglaterra); Younes Belhanda (Marrocos e Montpellier, França)
A lista dos selecionados para o título de Melhor Jogador Africano que evolui a nível local é a seguinte:
– Mohamed Aboutreika (Egipto e Al-Ahly, Egipto); Rainford Kalaba (Zâmbia e TP Mazembe, RD Congo); Stoppila Sunzu (Zâmbia e TP Mazembe, RD Congo); Yannick N’Djeng (Camarões e Espérance Sportive de Tunis); Yousse Msakni (Tunísia e Espérance Sportive de Tunis).
