Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cadernos eleitorais para eleição intercalar em Nampula estão prenhes de irregularidades, denuncia a Renamo

Cadernos eleitorais para eleição intercalar em Nampula estão prenhes de irregularidades

A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, alertou, semana passada, à Comissão Nacional de Eleições (CNE), sobre alegadas anomalias nos cadernos eleitorais que serão utilizados na eleição intercalar agendada para 24 de Janeiro em curso, no município de Nampula. O problema circunscreve-se no facto de um determinados cadernos eleitorais pertencentes a um distrito aparecerem numa assembleia de voto de um município e na duplicidade da inscrição.

Na última sexta-feira (05), André Majibire, mandatário de candidatura daquela formação política, apresentou, àquela instituição do Estado que gere os processos eleitorais, um protesto sobre o que classifica como “irregularidades graves” e que devem ser sanados a tempo com vista a não comprometer o escrutínio.

Segundo o político e deputado da Assembleia da República (AR), existem casos em que acertos eleitores aparecem em vários cadernos eleitorais, o que infringe “o princípio da não-duplicidade da inscrição”.

De acordo com André Majibire, quando o seu partido recebeu os cadernos eleitorais em formato electrónico, efectuou a devida a verificação “caderno a caderno e assembleia a assembleia”, tendo contatado que há anomalias.

Esta situação é grave, na óptica do político. Este questiona ainda “como é que um caderno eleitoral de um distrito aparece numa assembleia de voto de um município”.

Por exemplo, a “Perdiz” encontrou na assembleia de voto da Escola Primária Completa da Barragem, um caderno eleitoral que pertence à assembleia de voto do distrito de Mongincual, com 800 eleitores.

Aliás, numa outra escola não foram encontrados cadernos eleitorais que correspondem aos que foram disponibilizados aos partidos em formato electrónico.

A eleição intercalar na autarquia de Nampula visa escolher o edil substituto de Mahamudo Amurane, assassinado na noite de 04 de Outubro passado, na sua residência. O crime ainda não foi esclarecido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!