Moradores disseram nesta quinta-feira que caças russos bombardearam uma cidade síria controlada por rebeldes na região da fronteira com a Turquia, um dia depois de atingirem um depósito para camiões perto de um cruzamento entre os dois países.
Um morador disse que os ataques aéreos atingiram uma praça central da cidade de Saraqeb, na província de Idlib, onde centenas de veículos, que haviam sido trazidos do cruzamento fronteiriço de Bab al Hawa, eram vendidos. Um segundo morador, que estava nas proximidades e testemunhou o bombardeio, disse que várias pessoas feridas foram levadas a um hospital.
Centenas de motoristas fugiram do local imediatamente dirigindo os veículos que planeavam vender. Moradores e rebeldes na região afirmam que é fácil identificar os aviões por factores como a altitude em que voam e o número das aeronaves.
O mercado de automóveis em Saraqeb é o maior da província e a cidade também é o principal pólo comercial de Idlib. Caças que acredita-se serem russos atingiram o depósito de camiões que esperavam para atravessar um dos principais passagens de fronteira controladas pelos rebeldes, Bab al-Salam, na quarta-feira, informou o chefe do posto de fronteira.
A Turquia derrubou um caça russo que afirma ter violado seu espaço aéreo, na terça-feira. A Rússia defende que a aeronave não deixou o espaço aéreo sírio.