Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cabo Delgado volta às emoções de futebol

Os amantes de futebol na província de Cabo Delgado voltam a viver as emoções do desporto-rei, com o arranque previsto para o próximo Domingo, do campeonato provincial de futebol, envolvendo sete equipas locais.

A garantia foi dada pelo presidente da Associação Provincial desta modalidade, Jussa Chande, o qual acrescentou que tudo está a postos para se dar o pontapé de saída nesse sentido.

Aliás, a abertura da época futebolística em Cabo Delgado foi marcada pela realização de jogos das eliminatórias da Taça de Moçambique, nas quais estão envolvidas seis equipas, sendo três da capital provincial – Associação Desportiva de Pemba, Desportivo e Ferroviário – e as restantes de igual número de distritos – Ibo, Montepuez e Mueda.

No ano passado, problemas de índole organizacional e de falta de meios, como campos de futebol, principalmente na cidade de Pemba devido ao facto do estádio municipal se encontrar em péssimas condições, ditaram a não realização do respectivo campeonato provincial.

Mas, relativamente à oposição de presidentes de alguns clubes locais, Jussa disse que esses problemas estão já ultrapassados e foram, portanto, inscritas todas as equipas que farão parte do certame, incluindo a de Mocímboa da Praia, que não participou nas eliminatórias da taça.

Em relação ao Estádio Municipal, Chande assegurou que o mesmo vai acolher os jogos do campeonato, pois a edilidade, proprietária da infra-estrutura, e a empreiteira, que abandonou as obras de restauração do campo, estão a fazer arranjos para que até lá tudo esteja pronto.

Um dos presidentes de clubes que se opõe à realização do campeonato é Ório Benzane, do Ferroviário de Pemba, por considerar que a associação, em esforços concertados com parceiros e clubes envolvidos, deviam, primeiro, criar as mínimas condições em termos de infra- estruturas.

Segundo Benzane, o desporto, neste caso concreto o futebol, não se desenvolve sem que haja infraestruturas apropriadas e adequadas para a sua prática e a realidade no terreno mostra que Cabo Delgado deve fazer enormes esforços para sair da letargia em que está mergulhada.

Temos que dizer a verdade: há muita desorganização no nosso futebol. Não podemos realizar um campeonato provincial somente para agradar as pessoas enquanto estamos cientes de que não temos capacidade para tal, desabafou Benzane.

Para este dirigente desportivo, a despromoção precoce de equipas locais do Moçambola, como aconteceu com a sua, é o resultado dessa desorganização, a qual se reflecte na própria degradação das infra-estruturas desportivas.

Na sua opinião, devia-se priorizar a criação ou reabilitação adequada de espaços desportivos como,. por exemplo, o Estádio Municipal e outros campos para que a competição não pare a meio do caminho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts