Massimo Busacca, árbitro suíço de 40 anos, vai dirigir o jogo mais aguardado do ano: a final da Liga dos Campeões Europeus em futebol entre oBarcelona e o Manchester United que se disputa hoje em Roma apartir das 20h45. Busacca , nos momentos que antecedem a partida, afirma estar bastante emocionado “É incrível, é como um sonho. Vai ser fantástico quando se concretizar, pois não se pode ambicionar nada melhor do que arbitrar uma final da Champions League entre o Barcelona e o United.”
O arbitro suiço já dirigiu encontros de ambas as equipas no passado, incluindo a meia-final da temporada passada entre as duas equipas, diz estar preparado para o jogo e a sua estratégia passa por para além de que seguir a bola estar também atento e antecipar qualquer movimento repentino que ocorra numa área importante do relvado.
Afirma conhecer a forma de jogar das duas equipas “Praticam ambas bom futebol e gostam de ter a posse de bola.”. Busacca vai contar no estádio com o apoio da família, muito importante num ambiente fervilhante e quase hostil como deverá estar o estádio olímpico de Roma.
Sobre as estrelas que vão cintilar no olímpico de Roma, e particularmente sobre como é apitar o duelo entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi o àrbitro suiço diz que tem de se respeitar todos os jogadores mas que também é preciso proteger jogadores praticam um futebol espectacular , contudo, “sempre que apito, para mim é sempre a “Equipa A” contra a “Equipa B”, “Jogador A” frente ao “Jogador B”. Respeito e tento ser respeitado por todos, sem ter em atenção os nomes dos jogadores.”