Raffael, do Borussia Monchengladbach, marcou um golo em cada tempo na vitória surpreendente por 2 a 0 sobre o líder do Campeonato Alemão de futebol, Bayern de Munique, que sofreu a sua primeira derrota em casa na temporada neste domingo.
O brasileiro passou pelo guarda-redes Manuel Neuer com um semivoleio e acrescentou mais um golo ao placar, aos 32 minutos do segundo tempo, no contra-ataque, enquanto os bávaros buscavam o empate.
A vitória mantém o Gladbach firme em terceiro lugar com 47 pontos, e o Bayern, que agora perdeu duas vezes na liga, está com 10 pontos de vantagem na liderança depois que o segundo colocado Wolfsburg empatou com o Mainz por 1 a 1.
Com mais de 80 por cento de posse de bola nos primeiros 20 minutos, estava claro desde o começo que o Bayern queria marcar logo. Arjen Robben e Robert Lewandowski chegaram perto. Mas o retorno do holandês Robben de lesão foi mais curto do que o esperado quando ele foi substituído aos 24 minutos, e os visitantes marcaram no primeiro chute que deram a baliza.
Neuer não conseguiu segurar o chute de Raffael, e a bola rolou pelas suas mãos para as redes.
O Gladbach ficou mais corajoso no segundo tempo, e Neuer teve que fazer boa defesa para negar o golo a Andre Hahn, aos 25 minutos. O guarda-redes alemão, porém, foi mais uma vez vencido quando Raffael pegou um passe de Christoph Kramer, depois de uma linda arrancada, e marcou para concretizar a surpreendente vitória sobre o atual campeão.