Apelidado de ‘Bolt na água’, o britânico Ed McKeever arrebatou a vitória na prova masculina de canoagem K1 200 neste sábado diante de milhares de adeptos aos gritos, conquistando o primeiro ouro concedido na versão olímpica mais curta e explosiva da modalidade.
McKeever, um contador trainee da cidade de Bradford on Avon, no sudoeste inglês, disse que o ouro o deixa mais disposto a aceitar o apelido que a mídia britânico lhe deu.
“Por sorte tenho a medalha de ouro para combinar com ele”, disse o despretensioso nadador aos repórteres na margem do lago. “Estou aceitando melhor a brincadeira.”
“Depois da largada, eu abri uma dianteira e depois foi só me manter. A minha emoção principal provavelmente foi alívio”.
A arrancada dos 200 metros, que dura cerca de 36 segundos, foi concebida para aumentar o interesse no desporto – os canoístas dão cerca de três remadas por segundo numa luta dramática e veloz rumo à linha de chegada.
McKeever, que largou como favorito depois de fazer o melhor tempo na prova classificatória, largou com força e, mesmo com o vento contrário, logo abriu uma dianteira sobre o resto do grupo.