O Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil vai ajudar a sua congénere moçambicana na criação de uma rede informática nacional da Inspecção do Trabalho em todo o país, segundo foi revelado à Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, na manhã de ontem em Maputo, pela missão brasileira que vinha trabalhando no país no âmbito do projecto governamental moçambicano, visando a informatização do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Com o projecto, o Brasil pretende ainda capacitar os inspectores do trabalho do nosso país, por forma a adequar a sua actuação à dinâmica do mercado que é actualmente caracterizada por uso irreversível de tecnologias de informação e comunicação.
Os inspectores do trabalho vão possuir um banco de dados em rede, contendo informações sobre a situação geral sobre os trabalhadores de todas as empresas do país. Com estas condições, os inspectores não vão precisar de se deslocar a uma determinada empresa a fim de obter dados.
Quanto à informatização do INSS, a missão técnica que efectuou o levantamento do actual sistema informático nacional, constituída por especialistas da empresa pública de gestão do sistema informático brasileiro da segurança social, a DATAPREV, já tem a informação necessária para o arranque do projecto, mas ao que tudo indica, vai depender da resposta do Governo moçambicano, a quem será submetido, nos próximos dias, um modelo de Brasília.
A missão brasileira que foi recebida na manhã da última segunda-feira, composta pelos quadros e dirigentes dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Providência Social, deixa hoje o nosso país com destino aquele país latino americano.
A delegação que visitou o Ministério do Trabalho contou ainda com o Embaixador da República Federativa do Brasil em Moçambique, António J.M de Sousa e Silva.
A vinda da missão brasileira ao nosso país, acontece em resposta à solicitação feita pela Ministra do Trabalho, Maria Helena Taípo, durante a visita efectuada ao Brasil em Dezembro passado, no quadro do programa de informatização geral do INSS.