Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Brasil financia reabilitação do porto da Beira e aeroporto de Nacala

O Brasil vai disponibilizar 300 milhões de dólares norte americanos para financiar as obras de reabilitação do porto da Beira e do aeroporto de Nacala, nas províncias de Sofala e Nampula, respectivamente, nas zonas centro e norte de Moçambique.

O facto foi anunciado na quarta-feira, em Maputo, pelo Ministro brasileiro para o Desenvolvimento da Industria e Comercio Externo, Miguel Jorge, a saída de uma audiência com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, que serviu para as partes passarem em analise o estagio da cooperação entre os dois países.

Miguel Jorge, que esta em Moçambique a frente de uma delegação de empresários brasileiros em busca de oportunidades de investir no pais, apontou o projecto de exploração do carvão de Moatize, na província moçambicana de Tete, como um dos maiores investimentos brasileiros em Africa.

O projecto de exploração de carvão naquela província central do pais, investimento da empresa brasileira Vale, esta orçado em 1.600 milhões de dólares norte-americanos e na sua fase de laboração plena vai produzir 11 milhões de toneladas deste minério por ano.

O Ministro disse ser no âmbito do desenvolvimento deste projecto, que já emprega quatro mil pessoas, que o seu pais vai desembolsar os 300 milhões de dólares para a reabilitação destas infra-estruturas aeroportuárias, considerados pontos estratégicos para o escoamento deste minério.

A delegação brasileira é composta por 90 empresários que operam nos sectores dos transportes, equipamento agrícola, processamento alimentar, entre outras áreas chaves da economia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!