O bilionário britânico Richard Branson apresentou na segunda-feira sua nave espacial Virgin Galactic, destinada a turistas que quiserem pagar 200.000 dólares pela viagem. Antes de mostrar a SpaceShipTwo no deserto de Mojave, na Califórnia (oeste), Branson informou que planeja participar do primeiro voo de sua companhia junto com os primeiros clientes, daqui a 18 meses, acompanhado da família e do americano Burt Rutan, que projetou a nave.
Em uma entrevista à rede CNN antes do teste de voo, Branson explicou como a nave foi projectada para voltar à Terra “como uma pluma gigante”, para evitar o aumento da temperatura que torna o reingresso na atmosfera uma das etapas mais arriscadas das viagens espaciais. “Os seis potenciais astronautas estarão sentados na parte central, aqui (…) e subirão a 60.000 pés (18,3 km)”.
“A 60.000 pés (…), alcançarão 2.000 milhas (3.200 km) por hora em 10 segundos, propulsados para o espaço”, indicó. Uma vez no espaço, os viajantes poderão sair de seus assentos e observar a Terra através de grandes escotilhas, explicou.
“Poderão flutuar e se tornar astronautas, e quando estiverem prontos para voltar à atmosfera terrestre, sentarão de novo em seus assentos (…) e começarão sua viagem de volta”, acrescentou. “Nessa etapa, a nave efetivamente se transforma em uma pluma gigante, e esse é o gênio de Burt Rutan, o engenheiro por trás disso”, concluiu.