É já na próxima sexta-feira (08) que vai arrancar na cidade da Matola, província de Maputo, o Campeonato Nacional de Boxe relativo à época desportiva de 2012. Depois de sucessivos adiamentos no ano transacto, sem fugir à regra no passado mês de Fevereiro e que culminou com a desistência de várias províncias, este certame vai mesmo arrancar, segundo garantias dadas por António Paulo, presidente da Comissão de Gestão da federação moçambicana desta modalidade.
Aquele dirigente desmentiu a notícia veiculada semana passada pelo @Verdade, dando conta da desistência das equipas das províncias, respondendo nos seguintes moldes: “são esperados na Matola 52 pugilistas de várias categorias, em representação de academias e núcleos de todas as províncias filiadas à Federação Moçambicana de Boxe”.
No entanto, questionado se alguma das academias que vão fazer parte deste certame já se encontrava em Maputo ou, na Matola, local onde vai decorrer certame, a fonte respondeu, hesitante, que “até ao momento nenhuma se encontra posicionada. Todas estão nas respectivas províncias – ainda – a espera do aval da federação para seguirem viagem até ao local da competição”.
De referir que os sucessivos adiamentos deste certame, volvido quase um ano deveram-se, por um lado, à crise directiva no seio da federação e à demora no envio de fundos por parte do Governo Moçambicano. O certame vão decorrer na Escola Industrial e Comercial da Matola.