Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Botswana corta em 50% a produção de diamantes em 2009

Botswana, maior produtor de diamantes do mundo, cortará à metade sua produção em 2009, passando de 33 a 15 milhões de quilates, anunciou nesta sexta-feira a empresa Debswana, de propriedade do governo botsuanês e da sul-africana De Beers.

Botswana espera, no entanto, vender entre 18 e 20 milhões de quilates graças às reservas do ano passado, explica a Debswana em um comunicado. “A empresa que comercializa os diamantes destacou que provavelmente somente poderia vender entre 18 e 20 milhões de quilates este ano”, declarou uma diretora da Debswana, Esther Kanaimba.

“Assim tomamos a decisão de reduzir nossa produção a este nível, porque ainda temos reservas das vendas ruins de novembro e dezembro de 2008”, completou. “Se tivermos indicadores de uma recuperação da demanda, então aumentaremos a produção”. Desde dezembro, a atividade das minas desabou, com uma quase paralisação, depois da redução da demanda de diamantes pela crise econômica mundial.

A companhia de Debswana retomou nesta semana as atividades em três minas (Jwaneng, Orapa e Letlhakane). Outras duas permanecerão fechadas até o fim do ano. Nos últimos meses, a indústria de mineração de Botswana, a mais importante deste país de 1,8 milhão de habitantes, teve que suprimir 4.500 empregos.

Botswana produz mais de 30 milhões de quilates por ano, ou seja, 22% da produção mundial, o faz do país o maior produtor mundial de metais preciosos em valor e em volume.

A produção de diamantes não talhados é a mais importante do país, pois representa 50% dos recursos públicos, 33% do Produto Interno Bruto (PIB) e 70% da renda em divisas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!