Um bombardeio teleguiado dos Estados Unidos matou, esta Terça-feira (22), quatro supostos militantes da Al Qaeda no norte do Iémen, segundo fontes tribais e autoridades locais, no quarto ataque desse tipo em quatro dias.
O grupo teria sido atingido dentro de um carro, quando fugia de um campo de treinamento para militantes.
“O ataque teve como alvo uma reunião de membros da Al Qaeda que haviam transformado a área num centro para treinamentos. Um dos carros foi atingido e todos os ocupantes foram mortos … Os outros fugiram”, disse um funcionário local à Reuters, pedindo anonimato.
Os Estados Unidos nunca comentam os bombardeios realizados por seus aviões teleguiados, que há anos são usados para localizar militantes no Iémen. O governo desse país árabe tolera essas acções, mas também evita comentar o papel dos militares norte-americanos em incidentes específicos.
Melhorar a estabilidade e a segurança no Iémen é uma prioridade para os EUA e para seus aliados árabes da região, por causa da localização do país ao lado do principal país exportador de petróleo do mundo, a Arábia Saudita, e pelo facto de a Al Qaeda local ser considerada uma das mais activas e perigosas facções do grupo militante islâmico.