Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bombardeamento atinge prédio residencial e mata 9 civis no Iémen

Pelo menos nove civis morreram e cinco ficaram feridos num bombardeamento efectuado nesta quinta-feira pela coligação militar árabe, liderada pela Arábia Saudita, contra um edifício residencial na cidade de Amran, no norte do Iémen.

A maioria das vítimas do ataque, efectuado com três foguetes, são menores de idade – quatro mortos e três feridos -, informou à Agência Efe um oficial da polícia local. Além disso, uma menina segue soterrada sob os escombros do imóvel de três andares.

Amran, capital da província homónima e em mãos dos insurgentes, está situada a 50 quilómetros da capital Sana. O alvo do ataque era um quartel da 310º Brigada Blindada, controlada pelos rebeldes houthis, que fica há uma rua do prédio bombardeado pela coligação liderada pela Arábia Saudita.

Dezenas de vizinhos estão no local para ajudar a levantar os blocos de concreto do imóvel destruído e participar dos trabalhos de resgate, que só começaram na manhã de hoje. O atraso ocorreu porque a coligação árabe continuou bombardeando a região, disparando foguetes contra as ambulâncias que iam até o local depois do ataque.

Outros dois ataques aéreos da coligação militar liderada por Riad destruíram uma escola próxima, disse a fonte consultada pela Efe. Ele não soube afirmar se houve vítimas neste novo ataque.

O conflito no Iémen explodiu quando o movimento dos houthis ocupou Sana em Setembro de 2014 e outras províncias do norte e centro do país, obrigando ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, a fugir para a cidade meridional de Áden e depois para Riad, onde vive actualmente ao lado de membros do seu governo.

A guerra se intensificou com a intervenção em março de 2015 da coligação liderada pela Arábia Saudita, que apoia Hadi.

Desde então, mais de 10 mil pessoas morreram no conflito, segundo dados divulgados na semana passada pelo Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários no Iémen.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!