A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) anunciou esta terça-feira, em Maputo, a emissão de bilhetes de tesouro no valor de cerca de 113 milhões de euros a favor do Governo. A operação e’ considerada como “a maior” realizada pela instituição.
Com a operação, a BVM pretende mobilizar, junto de diversos credores, principalmente bancos comerciais, dinheiro que possibilite ao Governo moçambicano realizar algumas “despesas concretas” inscritas no Orçamento deste ano, disse à imprensa em Maputo o presidente do organismo, Jussub Noormamad.
“É a maior operação obrigacionista da bolsa moçambicana. Será atractiva, porque o risco para os credores é zero e os juros são apetecíveis, entre os 14 e 14,5 por cento”, sublinhou o presidente da BVM, citado pela Lusa. A emissão de bilhetes de tesouro tem sido a alternativa seguida pelo Governo moçambicano para financiar parte das suas actividades.
Na mesma ocasião, Jussub Noormamad anunciou que a BVM vai intermediar a venda, em Novembro, de 10 por cento das acções da maior seguradora moçambicana, a Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE), maioritariamente detida pelo Estado moçambicano.