Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Boko Haram perpetra mais um ataque na Nigéria

Damaturu, capital do Estado de Yobe (nordeste da Nigéria), foi esta segunda-feira(01) palco de um dos ataques mais audaciosos da seita islamita Boko Haram, cujo balanço é por enquanto desconhecido. Na sexta-feira(28) a cidade comercial de Kano foi atacada por homens armados suspeitos pertencer à Boko Haram que fizeram explodir uma bomba numa mesquita. Segundo a Polícia, neste ataque 35 pessoas morreram e mais de 150 outras ficaram feridas, mas testemunhas apontam para mais de 100 mortos.

Os habitantes desta cidade foram despertados às seis horas locais por fortes explosões e disparos irregulares que os obrigaram a fugir para a floresta ou a esconder-se nas suas casas. “É como se eles nos tivessem cercado. Houve barulhos de explosão e disparos. Deitamos ao chão com as nossas famílias. Rezem por nós para sobrevivermos (…)” testemunhou Yaya Harunda, um habitante da cidade, citado pelo jornal local Premium Times.

Segundo fontes militares, aviões da Força Aérea foram desdobrados na cidade para combater os insurretos. Damatura está situada a 135 quilómetros de Maiduguri, capital do Estado de Borno, bastião da seita Boko Haram que lançou em 2009 uma campanha de terror com vista a instaurar um Estado islâmico na Nigéria.

Os Estados de Yobe, Borno e Adamawa (Nordeste) foram colocados em estado de emergência, o que provocou o desdobramento em massa de soldados na região. Apesar da presença massiva destas tropas, a seita continua a atacar quando e onde quiser. Os ataques estão em alta desde o início do ano de 2014, matando mais de três mil pessoas e causaram a deslocação de um milhão e 500 mil pessoas.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!