O Banco de Moçambique (BM) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) assinaram hoje, um protocolo de cooperação que vai permitir o reforço do mandato do BM como autoridade de responsável pela recolha, compilação e disseminação das estatísticas da Balança de Pagamentos e da Posição de Investimento Internacional e a sua integração pelo INE, nas contas nacionais.
Segundo o Presidente do INE, João Dias Loureiro, ao abrigo deste acordo, o INE e o BM deverão coordenar esforços para a realização de inquéritos às empresas não financeiras, visando a redução de custos, a melhoria da qualidade e partilha de dados. “O objectivo central deste acordo é de colocar as estatísticas aos usuários ao mais baixo custo, com qualidade, pontualidade e abrangência cada vez mais maiores para o público”, disse Loureiro.
Por seu turno, o Governador do BM, Ernesto Gove, disse que a assinatura do acordo representa a vontade das duas instituições que são responsáveis pela produção, tratamento e disseminação das estatísticas nacionais de estreitar a cooperação estratégica. “O instrumento que acabámos de rubricar traduz a vontade das nossas instituições, que são responsáveis pela produção, tratamento e disseminação das estatísticas oficiais de Moçambique, de estreitar a nossa cooperação estratégica”, disse o Governador.
Refira-se que nos termos da Lei número 7/96, de 5 de Julho-Lei do Sistema Estatístico Nacional, o INE e o BM são órgãos produtores de estatísticas oficiais.