O Comité de Ética da Fifa decidiu nesta quarta-feira suspender de maneira provisória durante 90 dias o presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, segundo o site da rede de televisão britânica “BBC”.
Blatter foi suspenso provisoriamente depois que em 25 de Setembro o Ministério Público da Suíça abriu um processo penal contra ele por suspeitas de gestão desleal e abuso de confiança. Entre outros fatores, a Procuradoria acusa Blatter de “um pagamento desleal” de dois milhões de francos ao presidente da Uefa, Michel Platini, “em prejuízo da Fifa”.
O dinheiro estava destinado “supostamente” a obras efectuadas entre 1999 e 2002, embora o pagamento tivesse sido realizado em 2011, explicou a Procuradoria.
Além disso, o Ministério Público acusa Blatter de ter assinado um contrato contrário aos interesses da entidade com a União Caribenha de Futebol, presidida por Jack Warner, ex-vice-presidente da Fifa e colaborador próximo do presidente.
O Ministério Público considera que ao assinar tal contrato, Blatter prejudicou a entidade, especialmente a subsidiária Fifa Marketing & TV S.A., o que segundo a Procuradoria representaria “uma violação de seus deveres de gestão”.