Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

BIRD financia produção de energia limpa em Moçambique

Moçambique integra um grupo de seis países que vão beneficiar de um financiamento do Banco Mundial (BIRD) no valor de 1,1 bilião de dólares para estimular projectos para a produção de energia mais limpa e mitigar os impactos resultantes das mudanças climáticas.

Este  anúncio foi feitohoje peloBIRD, a margem de um reunião sobre mudanças climáticas actualmentea decorrer nacidade espanhola de Barcelona. Para o efeito, este montante será na forma de empréstimo com uma taxa de juros bonificada, cabendo individualmente a Moçambique, Níger e Zâmbia, uma soma compreendida entre 50 a 70 milhões de dólares, numa iniciativa piloto cujo objectivo é a adopção de “estratégias de superação” do impacto das mudanças climáticas.

“Todos (os três países) partilham um risco enorme de perda de terras, vidas e meios de sustento como resultado das mudanças climáticas”, refere um comunicado de imprensa do BIRD publicadohoje, em Barcelona, Espanha.

Enquanto isso, a Africa do Sul vai receber 500 milhões de dólares para apoiar os seus projectos para a geração de pelo menos quatro por cento das suas necessidades de energia a partir de fontes renováveis até 2013, 12 por cento da sua eficiência até 2015 eprovidenciar um milhão de famílias com aquecimento de água na base de energia solar dentro dos próximos cinco anos.

Por seu turno, o Egipto vai beneficiar de300 milhõesdedólares para melhorar os seus programas energéticos e transporte urbano na cidade do Cairo, enquanto que o Marrocos vai receber 150 milhões de dólares para estimular um fundo que visa promover o investimento na segurança energética e de baixa emissão de dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Esta soma foi aprovada pelos comités dos Fundos do Investimento Climático (CIF), refere ocomunicado Esta é uma iniciativa conjunta que inclui o Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Asiático de Desenvolvimento, Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento e a International Finance Corporation (IFC), bem comoo próprioBIRD. Fundado em 2008, o CIF já se comprometeu a desembolsar seis biliões de dólares para projectos similares nomundo inteiro

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!