Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Berlim revive o mito de Jesse Owens com a visita de sua neta

A neta do mítico Jesse Owens, o atleta negro que se consagrou com quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Berlim -1936, reviveu a glória de seu avó com sua presença neste sábado no mesmo cenário, no penúltimo dia do Mundial de Atletismo -2009.

Ante o olhar reprovador de Adolf Hitler, que chegou a abandonar o palanque das autoridades, Jesse Owens aplicou um duro golpe nas teorias de superioridade ariana e se consagraou campeão não apenas nos esportes, como na luta pelos direitos civis e contra a segregação racial.

Sua neta, Marlene Dortch, foi escolhida para entregar as medalhas de salto em distância e fez uma comparação com outro referencial contra o racismo, Rosa Parks, a negra americana que inspirou um movimento de protestos contra as leis discriminatórias ao se negar a ceder seu lugar no ônibus a um branco. O Mundial de Atletismo de Berlim, 73 anos depois dos Jogos de 1936, tem como palco principal o Olympiastadion da capital alemã, o mesmo recinto que serviu de testemunha daquele momento histórico.

Nos Jogos de 1936, as Olimpíadas da propaganda, a amizade de Owens com o atleta alemão Luz Long, que foi superado no salto em distância, foi silenciada. Mas foi o alemão que aconselhou o americano a ampliar o impulso na corrida quando estava em apuros nas eliminatárias e não conseguia superar os 7,15 metros necessários. Depois de vencer com um salto de 8,06 metros, ambos se felicitaram calorosamente.

Os ideológos do regime nazistas usaram as fotos desse gesto para explicar nos livros escolares as diferenças entre as distintas raças, já que, diziam, Long exemplificava “o controle do corpo da raça nórdica” e Owens era “como um animal selvagem”. Berlim jamais esqueceu Owens, que foi recebido várias vezes com grandes honras depois da Segunda Guerra Mundial.

Em uma de suas viagens, conheceu Kai Long, o filho único de seu ex-rival. Kai Long também esteve presente ao lado da neta de Owens na cerimônia de entrega de medalhas neste sábado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!