Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“Beirenses” acabam com invencibilidade do Ferroviário de Maputo em basquetebol masculino

“Beirenses” acabam com invencibilidade do Ferroviário de Maputo em basquetebol masculino

Foto de António MuiangaEm mais uma grande partida de Jimmy Williams e Octávio Magoliço o Ferroviário da Beira acabou, na noite deste domingo(07), com a invencibilidade do seu homónimo de Maputo, que ainda não havia perdido nenhum jogo em 2016, vencendo o 1º de cinco partidas da final masculina do Campeonato nacional de basquetebol sénior masculino que decorre na capital moçambicana. “Foi somente um jogo e de maneira nenhuma temos que nos envaidecer” afirmou Nazir Salé após a vitória acrescentando que “faltam quatro jogos”. O próximo está marcado para a noite desta segunda-feira(08) no pavilhão do Maxaquene.

Quando Augusto Matos inaugurou o marcador da final pareceu que seria mais um jogo para juntar a já larga lista de vitórias da equipa treinada por Milagre Macome. Mas Octávio Magoliço respondeu com um cesto de 2 pontos e marcou outro da linha de lançamentos livres.

Também travado em falta David Canivete somou outros dois pontos para os “beirenses” que abriram uma vantagem de 8 pontos antes de Francisco Macaringue voltar encestar para os “maputenses” com o primeiro triplo da noite.

Luís Barros reduziu ainda mais a desvantagem do Ferroviário de Maputo mas Elvis Houana respondeu com a primeira “bomba” da equipa da Beira. Porém os “locomotivas” da capital do País voltaram a marcar e reduziram a desvantagem no final do 1º período para 13 a 16 pontos.

Os “locomotivas” da Beira marcaram primeiro no 2º período, David Canivete e Ismael Nurmamade aumentaram a vantagem e com uma “bomba” Fernando Mandlate alargou a vantagem para 7 pontos.

O Ferroviário de Maputo fechava bem os caminhos para o seu cesto mas as suas estrelas estavam apagadas: Ermelindo Novela, Orlando Novela, Augusto Matos e Custódio Muchate somavam lançamentos falhados. Ermelindo fez somente 9 pontos, Orlando não encestou uma única vez, Matos tentou sete triplos e não marcou nenhum, e Muchate encestou apenas 3 pontos. Do outro lado o banco de Nazir Salé garantia a vitória ao intervalo por 24 a 34 pontos.

Octávio Magoliço desequilibra com triplos

Foto de Adérito CaldeiraHélton Ubisse abriu o placar, depois do descanso, mas o Ferroviário da Beira respondeu e com outra “bomba” de Magoliço alargou a liderança para 16 pontos, Octávio fez 20 pontos acertando 3 dos 4 triplos que tentou e 5 dos 6 lançamentos de 2 pontos que fez. Entretanto António Matos enfim voltou a acertar no cesto, da linha de lançamentos livres.

Os “locomotivas” de Maputo defendiam bem o seu garrafão e a solução era atirar para lá dos 3,25 como fez Armando Baptista e Jimmy Williams. Renhido continuou o 1º jogo da final até o norte-americano do Ferroviário da Beira disparar mais uma “bomba” com o cronómetro a estourar e manter a liderança por 43 a 55 pontos no término do 3º período… o pavilhão do Maxaquene veio abaixo, estava perto o fim a invencibilidade da equipa de Milagre Macome.

Todavia Édson Monjane com um afundanço e Custódio Muchate com 2 pontos voltaram a dar alento aos adeptos “maputenses” mas Elvis Houana manteve a vantagem com outro triplo. Jimmy voltou a marcar e Magoliço afundou para mais 2 pontos para os “locomotivas” da Beira.

Helton tentou reduzir da linha de lances livres mas com Jimmy cercado Octávio Magoliço disparou outra “bomba” aumentado a liderança para 18 pontos.

O base norte-americano do Ferroviário da Beira ainda alargou a vantagem para 20 pontos antes de Nazir Salé o colocar a descansar para o próximo jogo, Jimmy foi o melhor marcador da partida com 21 pontos. Do banco saltou Policarpo Zambeze que antes mesmo de aquecer acertou uma “bomba” e confirmou a primeira derrota do Ferroviário de Maputo esta época por 56 a 77 pontos.

“O campeonato ainda é longo, faltam quatro jogos”

Foto de Adérito Caldeira“Começamos mal, é a primeira derrota que temos na época, é uma derrota muito pesada. Pura e simplesmente hoje não nos encontramos, não fizemos o nosso jogo, fomos perdulários em todos os aspectos: lançamentos de dois pontos, lançamentos de três pontos e sobretudo lançamentos livres, acho que teremos falhado uns vinte e tal. E assim, quando se joga contra uma grande equipa e bem orientada dificilmente se podem ganhar jogos mas acreditamos que amanhã vamos rectificar aquilo que aconteceu hoje. Tentamos rodar a equipa mas hoje pura e simplesmente as coisas não aconteceram” afirmou Milagre Macome, o treinador do Ferroviário de Maputo visivelmente aturdido pela derrota.

Nazir Salé, o treinador que conseguiu acabar com a invencibilidade dos “locomotivas” de Maputo, disse que o segredo foi a equipa ter estado bem defensivamente e ter conseguido tirar partido das pedras basilares mas deixou claro que a final não está decidida. “O campeonato ainda é longo, faltam quatro jogos. É evidente que é importante começar a ganhar mas isso não define nada, temos que continuar a trabalhar, ter os pés bem assentes no chão, não nos emocionarmos porque estamos a enfrentar uma grande equipa que é o Ferroviário de Maputo, com bons valores. O que nós queremos é fazer o nosso trabalho, encarar jogo a jogo mas sem emoções nenhumas” declarou o treinador do Ferroviário de Maputo.

O 2º jogo da final, que está a ser disputada à melhor de cinco partidas, está marcado para segunda-feira(08) a partir das 20 horas no pavilhão do Maxaquene. O 3º jogo está previsto para a noite de quarta-feira(10) e o 4º, se necessário, para quinta-feira(11). O derradeiro jogo, se for necessário, está previsto para o sábado(13).

Entretanto na partida de apuramento do 3º classificado a A Politécnica venceu o Desportivo de Maputo por 54 a 52 pontos, no 1º de 3 jogos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!