Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Moçambique vai ou não ao “Mundial” de sub17?

Uma publicação na página oficial da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), datada de 15 de Outubro passado, anunciou que Moçambique, apesar da terceira posição conquistada no Afrobasket juvenil de Maputo, está apurado para o Campeonato Mundial de Basquetebol dos sub-17. Trata-se de um lapso ou de uma certeza?

A coluna assinada por Paul Nilsen, colaborador da página oficial daquele organismo que gere o basquetebol mundial, intitulada “Excited already for U17 action next year”, que traduzindo significa “animado para a acção do sub-17 no próximo ano”, expõe num dos trechos que, a partir do “Mundial” 2014, o continente africano será representado por três selecções no Campeonato Mundial de Basquetebol juvenil feminino.

Aliás, o autor do referido artigo enfatizou que Moçambique, a par do Egipto, terceiro e segundo classificados respectivamente do Afrobasket de sub-16 de Maputo, seria um estreante de peso na prova que terá lugar na República da Eslováquia. Contudo, a boa nova para Moçambique pode não passar de um lapso crasso do colunista Paul Nilsen.

É que segundo Francisco Mabjaia, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, a competição de Maputo apurou apenas as duas equipas que chegaram na final, nomeadamente o Mali e o Egipto.

Para Mabjaia, “Moçambique terminou na terceira posição e por isso conquistou a medalha de bronze. O nosso objectivo foi alcançado, ainda que quiséssemos ir, realmente, ao Campeonato do Mundo”. “Se nós estivéssemos lá, a FIBA-África, que foi quem organizou a competição em Maputo, teria nos informado. Ou seja, até hoje não temos essa informação a dar conta que estamos no ‘Mundial’”.

Questionado sobre os procedimentos internos e de comunicação institucional, Mabjaia esclareceu que “se Moçambique estivesse realmente no ‘Mundial’, a FIBA teria emitido um comunicado dirigido à nossa instituição a dar a conhecer qualquer decisão”.

Ainda assim, o nosso interlocutor clarificou que caso se concretize a “repescagem” da nossa selecção juvenil, a sua instituição irá trabalhar para que o país seja representado condignamente. “Se isso for a acontecer podem ter a certeza que nós vamos comunicar a imprensa para anunciar que vamos, realmente, a Eslováquia”.

De referir que a prova irá decorrer de 26 de Junho a 06 de Julho do próximo ano na República da Eslováquia. Um total de 12 equipas de todo o mundo estão apuradas para aquele campeonato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts