Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Ferroviário supera Desportivo e isola-se na liderança em Maputo

Os locomotivas de Horácio Martins continuam em grande na presente temporada. Em partida da sexta jornada da primeira volta do Campeonato da Cidade na modalidade da bola ao cesto, o Ferroviário de Maputo derrotou o Desportivo, por 72 a 59, e isolou-se na liderança do certame. Para a mesma ronda, o Costa do Sol bateu a Universidade Pedagógica B pela marca de 78 a 59.

O pavilhão do Desportivo de Maputo, também conhecido por Pavilhão Maria de Lurdes Mutola, foi palco da partida mais aguardada da sexta jornada da maior prova da modalidade da bola ao cesto da capital do país e, ao mesmo tempo, colocou frente-a-frente as duas melhores equipas, Ferroviário e Desportivo, da prova. À entrada para esta ronda os dois conjuntos estavam colados na liderança.

No que diz respeito ao próprio jogo, foi, diga-se, uma excelente propaganda do basquetebol moçambicano, visto que as duas equipas tudo fizeram para saírem da quadra com os dois pontos.

O Ferroviário de Maputo foi a equipa que melhor entrou no jogo, face a um Desportivo que nos primeiros instantes andou a leste dos acontecimentos por culpa da armada locomotiva que não dava espaços de manobra aos jogadores alvi-negros, visto que exercia uma forte pressão nas saídas de bola.

Os primeiros dois períodos terminaram com a equipa de Horácio Martins na liderança do marcador. Na primeira parte, o Ferroviário marcou 38 pontos contra 24 dos alvinegros.

No reatamento, ou seja, no terceiro período, o Desportivo entrou determinado a mudar o rumo dos acontecimentos. Todavia, encontrou pela frente uma turma locomotiva bem liderada pelo base-armador Ermelindo Novela, que queria somar a sexta vitória na competição.

Nos últimos dois períodos da partida, os locomotivas baixaram de rendimento, uma vez que marcaram 33 pontos, menos seis que na primeira parte, enquanto o Desportivo apontou 31. No final dos 40 minutos regulamentares, a equipa de Horácio Martins venceu por 72 a 59.

Ainda na jornada seis, o Costa do Sol derrotou a formação secundária da Universidade Pedagógica pela marca de 78 a 59. Por seu turno, o Maxaquene bateu o conjunto da A Politécnica por quatro pontos de diferença, ou seja, 66 a 62, enquanto a Universidade Pedagógica “A” venceu o Núcleo do Aeroporto por 63 a 38.

Concluída a sexta jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, a equipa do Ferroviário de Maputo, com um total de 12 pontos, mais um que o segundo classificado, Desportivo, lidera a prova. A formação da A Politécnica ocupa a terceira e terceira posição, com nove pontos, por sinal os mesmos do quarto classificado, o Maxaquene.

Locomotivas triunfam, também, em femininos

No que toca aos femininos, a contar para a quarta jornada, o Ferroviário de Maputo humilhou a simpática equipa do Desportivo pelos esclarecedores 91 a 36, diga-se, numa partida em que o conjunto de Leonel Manhique dominou os quatro períodos.

No outro confronto da ronda, a A Politécnica bateu a Universidade Pedagógica pelos expressivos 95 a 38. Volvidas quatro jornadas, os locomotivas lideram o certame com um total de oito pontos. Refira-se que a presente edição do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, em ambos os sexos, será disputado em duas voltas no clássico sistema de “todos contra todos”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!