O Ferroviário da Beira, campeão em título, venceu, nesta quinta-feira (15), o Maxaquene por 69 a 63, em jogo da primeira jornada da Liga Nacional de Básquetebol em Sénior Masculino. Noutra partida, o Ferroviário de Maputo venceu o Costa do Sol por 87 a 65.
O Ferroviário da Beira voltou a levar a vantagem sobre o Maxaquene numa partida em que os “tricolores” até entraram melhor, vencendo os primeiros dois períodos e ao intervalo as duas equipas tinham uma diferença de cinco pontos, ou seja, 36 a 31. Nesta etapa, o base-armador Samora Mucavel foi o protagonista, ao totalizar 11 pontos e quatro ressaltos.
O intervalo não fez bem ao Maxaquene, que entrou algo desnorteada na etapa conclusiva, permitindo que o seu rival ganhasse todas as bolas em baixos das tabelas, o que culminou com a reviravolta. Os locomotivas comandados por Octávio Magoliço passaram para a frente do marcador, terminado o terceiro período com o resultado de 50 a 46.
No quarto período, o Maxaquene tentou reverter o cenário, mas os “locomotivas” conseguiram gerir a vantagem, vencendo no final por 69 a 63. A contar para a mesma ronda, o Ferroviário de Maputo venceu o Costa do Sol por 87 a 65.
Nutro embate, 79 a 45 foi o resultado entre a Universidade Pedagógica de Maputo e a sua congénere de Nampula, enquanto o Desportivo de Maputo venceu o Soprotecção de Quelimane por 79 a 40.
Terminada a primeira jornada, as equipas do Desportivo e Ferroviário, ambos de Maputo, da Universidade Pedagógica de Maputo e do Ferroviário da Beira partilham a liderança, todos com dois pontos.
Próxima jornada
Universidade Pedagógica de Nampula X Maxaquene
Ferroviário de Maputo X Sopreteccao de Quelimane
Desportivo de Maputo X Ferroviário da Beira
Costa do Sol X Universidade Pedagógica de Maputo