O Barcelona deu no sábado um gigantesco passo para conquistar o Campeonato Espanhol, ao golear o Real Madrid por 6 a 2, no Santiago Bernabéu, nla 34ª jornada da Liga Espanhola.
Na luta pelas vagas na Liga dos Campeões, o Valencia perdeu neste domingo para o Espanyol, por 3 a 0, com golos dos argentinos Román Martínez (65) e Nicolás Pareja (82), e do brasileiro Nenê, de pênalti (90+2).
O resultado facilitou a vida do Sevilla, que na véspera consolidou sua terceira posição ao derrotar o Villarreal, por 2 a 0, com golos do brasileiro Luis Fabiano (57) e de Frédéric Kanouté (85) O Atlético de Madrid recuperou a quinta colocação depois de vencer o Betis por 2-0 com dois golos do uruguaio Diego Forlán (14 e 89).
A equipe da capital agora está a apenas um ponto do Valencia. O Deportivo La Coruña chegou à sexta posição, que dá acesso à Copa da Uefa, ao derrotar o Valladolid (12º) por 1 a 0, e o Mallorca (9º) bateu por 2 a 1 o Getafe (17º), que corre o risco de rebaixamento.
O Sporting de Gijón (18º) empatou em 1 a 1 com o Athletic de Bilbao (11º); e o Recreativo de Huelva, penúltimo, venceu o Osasuna (16º) por 2 a 1. Já o Almería (10ª) garantiu sua permanência na 1ª Divisão ao derrotar o Racing de Santander (13º) por 2 a 0.
No sábado, o Barcelona humilhou o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, com um show do argentino Lionel Messi e do francês Thierry Henri, ambos com dois golos. Com a vitória, o Barcelona colocou-se a sete pontos do Real Madrid com quatro jornadas para o final do Campeonato Espanhol e poderá proclamar-se matematicamente campeão se no próximo final de semana derrotar o Villarreal e se o Real Madrid perder com o Valencia.
Resultados da 34ª jornada:
Real Madrid – Barcelona 2 – 6
Villarreal – Sevilla 0 – 2
Numancia – Málaga 2 – 0
Mallorca – Getafe 2 – 1
Osasuna – Recreativo Huelva 1 – 2
Deportivo La Coruña – Valladolid 1 – 0
Racing Santander – Almería 0 – 2
Sporting Gijón – Athletic Bilbao 1 – 1
Espanyol – Valencia 3 – 0
Betis – Atlético Madrid 0 – 2