Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bangladesh enforca importante membro do partido islâmico por guerra de 1971

Bangladesh enforcou um importante membro do partido islâmico neste sábado, por atrocidades cometidas durante a guerra de independência do Paquistão, em 1971, disse o ministro da Justiça, Anisul Haq.

Mir Quasem Ali, 63 anos, importante financiador do partido Jamaat-e-Islami, foi executado na prisão central de Kashimpur, nos arredores da capital, por assassinato, cárcere privado, tortura e incitamento ao ódio religioso durante a guerra.

A execução ocorreu em meio a vários ataques militantes na nação de maioria muçulmana, o mais sério deles sendo o de 1º de Julho, quando homens armados invadiram um café, no quartel diplomático de Dhaka, e mataram 20 reféns, a maioria estrangeiros.

O tribunal de crimes de guerra estabelecido pela primeira-ministra Sheikh Hasina, em 2010, tem motivado violência e atraído críticas da oposição, que afirma que o tribunal persegue seus inimigos políticos.

O Governo nega as acusações. Grupos de direitos humanos dizem que os procedimentos dos tribunais estão abaixo dos padrões internacionais, mas o governo rejeita essa afirmação, e os julgamentos são apoiados por muitos cidadãos de Bangladesh.

Milhares de policiais e patrulheiros de fronteiras foram colocados em Dhaka e outras grandes cidades. Condenações e execuções anteriores foram o gatilho para a violência que matou por volta de 200 pessoas, a maioria activistas do partido islâmico, e policiais.

Desde Dezembro de 2013, cinco líderes do Jamaat, incluindo o ex-chefe do partido Motiur Rahman Nizami, e um líder do principal partido de oposição, foram executados por crimes de guerra.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!