Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banco Mundial financia plano estratégico de educação

O Banco Mundial vai disponibilizar 161 milhões de dólares norte-americanos ao Ministério da Educação para financiar a implementação do seu Plano Estratégico.

Um acordo nesse sentido deverá ser rubricado entre o governo moçambicano, através do Ministério de Planificação e Desenvolvimento (MPD) e o Banco Mundial, durante uma cerimónia prevista para Segunda-feira, em Maputo.

Deste montante, segundo um comunicado de imprensa do MPD recebido hoje pela AIM, 90 milhões de dólares serrão em forma de donativo no âmbito do programa “Education for All – Fast Track Iniciative (FTI)” e 71 milhões de crédito do Banco Mundial. O financiamento será canalizado através do Fundo de Apoio ao sector de Educação (FASE).

Este fundo destina-se, sobretudo, a financiar o ensino primário e secundário, formação de professores, produção e distribuição de livros, apoio directo às escolas e todas as áreas transversais como sejam o desenvolvimento institucional, a planificação e gestão do sector, entre outros objectivos cobertos pelo Plano Estratégico.

A esta cerimonia, o Banco Mundial será representado pelo Director Regional para Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, Laurence Clarke, na sua qualidade de administrador do Fundo Catalítico, enquanto o governo de moçambicano estará representado pelo Ministro de Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia.

O Fundo Catalítico é gerido pelo banco Mundial por solicitação da Parceria Internacional do FTI recebendo o banco Mundial contribuições periódicas dos vários parceiros de cooperação internacional.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!