Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banca em Moçambique dá em segredo juros mais baixos a clientes preferidos

A publicação Economist Intelligence Unit (EIU) afirmou que os bancos moçambicanos dão taxas de juros “muito mais baixas” que a de referência nos empréstimos feitos em segredo aos clientes preferidos e com as contas auditadas.

“As taxas de [de juro nos] empréstimos comerciais feitos pelos bancos privados em Moçambique ainda são elevadas, acima de 15%, tornando os juros reais das taxas extremamente elevados, mas na realidade os bancos comerciais estão a emprestar a taxas muito mais baixas aos clientes preferidos com bom colateral e fortes contas auditadas, embora não publicitem isto nem divulguem uma ‘taxa de juro premium'”, escrevem os analistas da EIU numa nota aos clientes, a que a agência Lusa teve acesso.

A questão das taxas de juro tem sido um dos temas em destaque em Moçambique devido às repetidas críticas das instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional, relativamente às dificuldades das pequenas e médias empresas em terem acesso a financiamento sustentável para o desenvolvimento dos seus negócios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!